segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Filmes baseados em livros.

   Na grande maioria das vezes agente escuta que o livro é muito melhor do que o filme...e quase sempre concordo, já que é muito difícil concorrer com aquilo que criamos na nossa cabeça quando lemos o livro.Mas há alguns filmes que conseguiram ser tão bons quanto livro. Fiz uma lista dos meus favoritos, que acho que conseguiram captar perfeitamente a história do livro na hora de transferir pra telona:


  • 5° - A profecia 
  Falando filme de 2006(já que não assisti ao de 1976) é extremamente fiel ao livro que é um clássico.Pra quem não assistiu o filme é sobre um homem que esta prestes a se tronar pai, mas a criança nasce morta, temendo a reação de sua esposa ele aceita quando a freira que ajudava no parto propõe a ele troca o bebe morto por outro.Seis anos depois Damien começa a apresentar comportamentos estranho, como nunca entrar em igrejas e varias outras situações que indicam ele ser um anticristo.   



  • 4° - Ensaio sobre a cegueira
  Esse filme é tão fiel ao livro que o próprio autor (José Saramago) quando assistiu ao filme em sua estreia se emocionou e disse ao diretor que foi como se ele tivesse entrado em sua cabeça. Acompanhamos a historia de um mundo onde acontece uma epidemia de cegueira onde não se sabe a causa nem a cura.As pessoas são colocadas em isolamento por um tempo, mas após algum tempo são libertados em um mundo caótico onde todos são cegos.



  • 3° - O Iluminado

 Nesse caso tem que se analisar separadamente as duas versões do filme.
  A primeira, o clássico de Stanley Kubrick de 1980, com Jack Nicholson e Shelley Duvall no elenco, não muito fiel ao livro mas traz outros elementos que o tornam tão bom quanto.
  A segunda versão que foi feita para a televisão em formato de série é extremamente fiel ao livro, mas eu acho que deixa a desejar na parte do suspense.


  • 2° - Jogos Vorazes(Trilogia)

Ainda faltam dois filme pra finalizar a trilogia, mas sabendo que vão manter o diretos do segundo filme (Francis Lawrence) agente sabe que da pra esperar o melhor. O primeiro filme da trilogia que foi outro diretor também foi muito bom, seguiu a risca os detalhes do livro, mas acho que como no livro a historia e contada ela visão da Katniss, como na maioria das vezes o livro é bem mais completo porque conhecemos alguns sentimentos e pensamento dela que seriam impossíveis de serem transferidos para a tela, então quando se lê o livro antes de ver o filme é mais fácil de compreender algumas coisas. Mas eu achei os dois filmes que já saíram ótimos.
  




  • 1° - O Silencio dos Inocentes


Clássico do cinema e da literatura esse é o meu preferido das adaptações, não só porque e historia é realmente demais, a profundidade psicológica que e dada aos personagens sem muita enrolação no livro, e a escolha perfeita do elenco.Não tem muito o que falar desse filme já até hoje é considerado um dos melhores thrillers psicológicos de todos os tempos.




3 comentários:

  1. Ficou mto foda. Apesar de não ser mto adepta a livros, vou tentar ler algum desses. Qual vc recomenda pra uma leitura mais leve? =)

    ResponderExcluir